Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

CONSISAL e a SEMA realizam 3º Seminário de Gestão Ambiental Compartilhada do Território do Sisal.




Foi realizado na ultima terça-feira (20), no município de Valente o 3º Seminário de Gestão Ambiental Compartilhada do Território do Sisal. O encontro proporcionou aos mais de 50 participantes, discussão e trocas de informações, como aprimoramento na gestão ambiental dos municípios, sendo organizado pelo consórcio em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA).


Durante o seminário foram apresentados e avaliados os trabalhos desenvolvidos pela equipe do Programa Gestão Ambiental Compartilhada - GAC no território e debatidos diversos temas como: Discussão sobre a elaboração do Plano de Fiscalização Ambiental; Elaboração de Projetos com ênfase na educação ambiental e saneamento básico e a Situação ambiental atual dos municípios: Fundo de Meio Ambiente, Legislação Ambiental, Conselhos, Projetos, Educação Ambiental. Outro momento de grande importância foram às apresentações dos municípios de Barrocas e Serrinha, que mostram as experiências locais voltadas a conscientização a educação ambiental nos municípios.

De acordo com a diretora de Estudos Avançados em Meio Ambiente da Sema, Kitty Tavares, o GAC tem como objetivo dar apoio e suporte aos municípios para que atuem na gestão ambiental, “desde 2014 a SEMA e o CONSISAL estão desenvolvendo no Território do Sisal ações que visam a gestão ambiental, e  esses encontros é uma oportunidade de reunir todos os municípios do território para ouvir e avaliar as atividades previstas no convênio, mas também para identificar de que maneira os municípios unidos podem se fortalecer nesta área do meio ambiente.” Declarou Kitty Tavares.

Esteve presente o presidente do CONSISAL, André Andrade, o secretário executivo, Lázaro José, além da participação de 14 municípios consorciados sendo representados por secretários municipais, técnicos ambientais, estudantes e sociedade civil.