Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Serrinha: Palestra fala da Excelência da Gestão Educacional Municipal


A Prefeitura Municipal de Serrinha, através da Secretaria Municipal de Educação realizou ontem (03/12) pela manhã, no auditório da Prefeitura, uma palestra com o professor Júlio Cesar da Costa Alexandre, ex-secretário de Educação do município de Sobral – CE (2007 a 2016). Ele veio compartilhar a experiência bem sucedida implantada em Sobral relacionada a alfabetização de crianças.

Em 2001 quando foi iniciado o projeto o índice de crianças que não sabiam ler uma palavra simples, era de 48% na cidade de Sobral. O sistema implementado ao longo de anos inclui uma formação continuada dos professores sobre as melhores práticas, avaliações constantes das crianças para identificar e corrigir problemas de aprendizagem e uma gestão baseada em mérito, que trabalha para que o ensino seja eficiente.

O esforço valeu a pena. Sobral alcançou o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre as cidades com mais de 100 mil habitantes e é a cidade com maior número de escolas públicas de qualidade em todo o país. A cada edição, o município registra avanços — em 2005, chegou a 4 pontos; em 2007, a 4,9; em 2009, a 6,6; em 2011, a 7,3.

“Esse projeto tem dado certo porque é fruto de uma política estruturada”, disse o professor Júlio César. “Pra mim o conceito da educação básica inclui duas categorias: uma é aprendizagem do aluno, o direito de todos os alunos da escola pública terem acesso ao conhecimento formalizado da sociedade, que é a grande ferramenta de cidadania deles. Esse conceito esta agregado a outra categoria, que é o resgate do ofício de ser professor, que passa necessariamente pelo sucesso da aprendizagem dos alunos na educação básica” completou.

Na ocasião, a secretária de Educação, Maria Betânia Pereira, afirmou que a partir de 2020 a Prefeitura de Serrinha vai lançar um programa de alfabetização nas escolas municipais. “Cada vez mais queremos oferecer uma educação ampla e de qualidade para nossos alunos. Experiências bem sucedidas como a de Sobral nos estimulam a procurar fazer sempre o melhor”, afirma Betânia.
Estivem presentes o prefeito Adriano Lima, diretor da Aprender Editora, Josmário Cordeiro, as secretárias de Educação de Barrocas, Jaqueline Queiroz, de São Domingos, Suzana Lopes, de Candeal, Crisângela Jordênia, além de coordenadores e diretores pedagógicos de Serrinha.






Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Serrinha
ascom@serrinha.ba.gov.br