Últimas notícias

Quase 500 pássaros silvestres são resgatados em situação de maus-tratos na BR 242 em Itaberaba


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 450 pássaros na BR-242, em Itaberaba, município da Bahia, no início da tarde desta quarta-feira (15), no Km 225 da rodovia. As aves silvestres da espécie canário-da-terra estavam escondidas dentro de gaiolas sobre o banco traseiro e no porta-malas de um Voyage.

Durante a abordagem foram solicitados os documentos do condutor e passageiro. Em seguida, os agentes realizaram os procedimentos de fiscalização e após uma revista minuciosa no veículo foram encontradas os animais aprisionados em apenas cinco gaiolas, ensejando total falta de cuidados e maus tratos, em ambiente escuro e sem ventilação.

Dada às circunstâncias e após entrevista aos ocupantes do automóvel, o motorista assumiu a responsabilidade pelo tráfico dos animais e disse não possuir autorização do órgão ambiental para criação e nem a guia de transporte.

Informou ainda que grande parte dos animais entregaria na cidade pernambucana de Cruzeiro do Nordeste. Que receberia 1.000 reais pelo transporte. Por fim, afirmou que pretendia comercializar a outra parte das aves. Cada exemplar seria vendido por 20 reais.

Em seguida, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e o infrator de 49 anos de idade responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente da Lei 9.605/98, com os agravantes previsto na normativa.

Os pássaros foram encaminhados aos cuidados da Secretaria do Meio Ambiente local, foram triados, alimentados e tratados por profissionais. Aqueles que tinham condições de serem reinseridos na natureza foram soltos. Os demais passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade.

O retorno ao habitat natural nem sempre é um processo rápido. Além de tratar a saúde, os animais precisam reaprender funções básicas como voar e caçar.