Últimas notícias

Jornada Pedagógica promove palestra para aproximar os pais das escolas



A Jornada Pedagógica 2020 de Serrinha teve como tema: Intersetorialidade – inovações e mobilizações na garantia do direito de aprender. Centenas de professores do município foram capacitados e terão a oportunidade de trabalhar com seus alunos temas que transcendem as questões voltadas para a sala de aula e envolvem formação ética e humana.

De acordo com a secretária de Educação do município, Maria Betânia Pereira, o tema deste ano foi essencial para secretarias, órgãos, movimentos e entidades discutirem e implementarem políticas públicas de proteção integral pela garantia do direito de aprender, o engajamento da população, diálogo com as famílias e envolvimento das escolas. Além disso, contribuiu para a articulação intersetorial entre as diversas secretarias, órgãos, entidades e meios de comunicação na busca pelas crianças e adolescentes em situação de exclusão escolar.

No último dia da Jornada, pais dos alunos da rede municipal de ensino tiveram uma palestra com a coach Dayse Marana, que abordou o tema “Quem é você para seu filho?”. “Esse momento é importante para conectar família, professores e alunos, pois temos enfrentado o afastamento de pais de se responsabilizarem pela educação de seus filhos, e é importante que o pai compreenda a importância do papel dele na escola”, frisou Marana.

Além dos pais dos alunos, os profissionais da educação se reuniram nas escolas para realizar oficinas e debates sobre como pôr em prática as discussões estabelecidas. Isso contribuiu para o cumprimento da missão da jornada em integrar os profissionais e ampliar o aprendizado profissional, criando novos horizontes.             

Shirley Sena, coordenadora do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (NAAPA), ressaltou que a Jornada Pedagógica proporcionou ações em conjunto, criando novas ideias e forma de trabalho para alcançar o objetivo de uma escola pública de qualidade. “Um aluno que não aprende ou falta às aulas pode não estar, necessariamente, relacionado ao conteúdo ou ao professor. Essa criança ou adolescente pode se encontrar em uma situação em que seus direitos foram violados, estando em   vulnerabilidade ou risco social. Por isso, a proposta da jornada Pedagógica foi criar uma rede de mobilizações e inovações”, destacou Shirley.

A secretária Maria Betânia Pereira declarou que o evento visou à melhoria no processo ensino-aprendizagem e ressaltou o trabalho realizado em parceria com outras Secretarias para que a edição 2020 fosse um sucesso. “A Jornada Pedagógica 2020 contou com a participação de educadores, profissionais das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação focados em refletir sobre a gestão em nível intersetorial de maneira a contribuir efetivamente para a melhoria da aprendizagem dos alunos por meio de ações integradas”, ressaltou a secretária.


Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Serrinha
ascom@serrinha.ba.gov.br