Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Bahia registra mais um caso confirmado do novo coronavírus; total sobe para 18


A Bahia acaba de confirmar mais um caso de infecção pelo covid-19, o novo coronavírus. Exame realizado pelo Laboratório de Saúde Pública do Estado da Bahia (Lacen) confirmou o diagnóstico de quatro casos. Os pacientes são residentes em Salvador e tem histórico de viagem ao exterior ou contato com pessoas com diagnóstico positivo para o Covid-19.

O último boletim oficial da Sesab divulgado nesta terça-feira (17) contabilizava 14 casos confirmados de coronavírus. No início da noite, o Hospital Aliança confirmou mais dois casos e na manhã desta quarta-feira (18) o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas Boas, informou mais um caso.

Confira o perfil dos pacientes:

Homem, 64 anos, com histórico de viagem pela Tailândia. Segue internado, evoluindo bem;

Homem, 50 anos, com histórico de contato com paciente vindo dos Estados Unidos. Segue internado, evoluindo bem;

Homem, 43 anos, com histórico de contato com paciente diagnosticado para Covid-19;

Mulher, 71 anos, com histórico de viagem pela Espanha e Portugal. Segue internada, evoluindo bem;

Dos 18 casos confirmados, 9 são em Salvador, 5 em Feira de Santana, 3 em Porto Seguro e 1 em Prado. Outros 278 aguardam análise laboratorial e os demais foram descartados. No total, 46 municípios fizeram notificação. Até o momento não há registro de transmissão comunitária.

O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de uma amostra que será encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA). Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito.