Últimas notícias

Prazo de quarentena deve ser prorrogado na Bahia, diz secretário de Saúde


O prazo da quarentena decretada pelo Governo do Estado para conter o surto do novo coronavírus (Covid-19) deve ser prorrogado, segundo o secretário de Saúde Fábio Vilas-Boas. Em entrevista na TV Itapoan Record, na manhã desta segunda-feira (30), o titular da pasta destacou que, apesar de estarem abaixo do previsto, os casos devem aumentar muito em breve.

“O decreto do governador Rui Costa são 30 dias corridos e vai até o dia 16 de abril, mas não há nenhuma dúvida que nós precisaremos rever isso e prorrogar por mais algum tempo. Em meados do mês de abril estaremos na fase ascendente da curva de proliferção desses novos casos”, destacou Vilas-Boas.

Entre as medidas de isolamento social tomadas estão a proibição de qualquer evento com mais de 50 pessoas, suspensão de aulas da rede pública e particular nos municípios com casos confirmados e fechamento de teatros, museus, zoológicos, entre outras ações.

Ainda de acordo com o secretário, a previsão é que a doença comece a atingir mais pessoas na periferia da capital baiana e com isso se eleve consideravelmente a quantidade de casos no estado.

“Não enfrentamos ainda uma aceleração na taxa de crescimento. Nós esperamos que isso venha a acontecer ao longo dos próximos dias, quando comerçamos a identificar mais casos nos bairros mais pobres de Salvador. Por enquanto a doença está confinada na classe social média, média alta e a maioria dos pacientes que precisaram se internar estão em hospitais privados”, disse.


Na Bahia já foram registrados 159 casos. A primeira morte em decorrência da Covid-19 no estado aconteceu neste domingo (29), em Salvador. A vítima era um empresário de 74 anos.