Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Semana Santa em Serrinha marca os 90 anos da Procissão do Fogaréu. Veja a programação


A Igreja Católica, com apoio da Prefeitura de Serrinha, lançou nesta quarta-feira (04.03), na cúria da Paróquia Sant’Anna, a programação da Semana Santa que este ano apresenta uma data muito especial: os 90 anos da tradicional Procissão do Fogaréu, reconhecida em 2019 como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado.

Em 2019, cerca de 30 mil pessoas participaram da procissão e a expectativa para este ano é de que a participação seja ainda maior.

Dom Ottorino, bispo de Serrinha, lembrou o início da manifestação religiosa, em 1930, quando apenas homens participavam como um ato de penitência. Hoje, as mulheres também participam. “Quem assiste a uma procissão do Fogaréu se sente tocado no coração”, afirmou o bispo.

A Procissão do Fogaréu será na quinta-feira, 9.04, a partir das 19h30 com realização da Missa, e às 20h30 saída da procissão em direção a Colina da Santa onde será encenada a Paixão de Cristo.

Para Padre Gugu, o espírito de fé da procissão do Fogaréu é “imutável”. Ele aproveitou a ocasião para agradecer ao prefeito Adriano Lima e a todo apoio que vem recebendo por parte da Prefeitura na organização do evento. “Uma festa que traz milhares de pessoas para a nossa cidade, que é patrimônio imaterial e uma tradição cultural da nossa terra merece todo nosso apoio. Vamos trabalhar para que os fiéis e os turistas que vierem à Serrinha possam aproveitar essa manifestação de fé de forma plena”, afirmou Adriano Lima.

Durante o evento, Padre Gugu lançou também uma campanha de resgate da história dos 90 anos da procissão do Fogaréu, já que a Igreja de Serrinha deseja guardar a memória dessas nove décadas. “Pedimos aos fiéis, daqui de Serrinha e de outros locais, que mandem pra gente imagens e vídeos pra que possamos criar um Centro de Memória da festa”, afirmou.

Fonte: ASCOM