Últimas notícias

Ministro Paulo Guedes é o “homem que decide a economia” no país, diz Bolsonaro


O presidente Jair Bolsonaro, afirmou que Paulo Guedes “é o homem da economia”, durante uma entrevista na manhã desta segunda-feira (26), ao sair de uma reunião com o ministro da Economia, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Netto.

“Acabei mais uma reunião aqui tratando de economia. E o homem que decide a economia no Brasil é um só: chama-se Paulo Guedes. Ele nos dá o norte, nos dá recomendações e o que nós realmente devemos seguir”, disse Bolsonaro.

Durante coletiva, Guedes falou sobre o programa Pró-Brasil apresentado pelo governo na última semana, como forma de amenizar os impactos da pandemia na economia do país. O programa consiste na aplicação de R$30 bilhões em investimentos em obras públicas, para gerar um milhão de empregos.

O ministro e a equipe econômica defendem investimentos privados como motor da economia, ou seja, contrários ao programa.

“O programa Pró-Brasil, na verdade, são estudos justamente na área de infraestrutura, de construção civil, são estudos adicionais para ajudar nessa arrancada de crescimento. Isso vai ser feito dentro dos programas de recuperação de estabilidade fiscal nossa”, disse Guedes.

Guedes defende que o governo amplie os investimentos em infraestrutura sem criar planos de investimentos.

“O Tesouro não investe, o Tesouro é o caixa. Quem investe é o governo, se decidir. E o governo, sim, aumenta investimentos em infraestrutura. Acabamos de conversar com ministro Tarcísio, não tem problema nenhum. O que não podemos fazer é justamento planos nacionais de desenvolvimento, como era antigamente, porque a nossa direção é outra. O excesso de gastos de governo corrompeu a democracia brasileira, estagnou a economia brasileira”, afirmou.