Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Morador de rua apresenta sintomas do coronavírus e não é atendido pelo SAMU por não ter ‘roupa adequada’

Uma leitora do Varela Notícias fez uma denúncia anônima, nesta quarta-feira (25), sobre a situação de um morador em situação de rua, que se encontra na Vila Sabino, no Avenida San Martin, em Salvador, com sintomas do coronavírus.
De acordo com a leitora, no último sábado (21), o homem começou a ter febre, dificuldade de respirar, diarreia e dor no peito. Ainda segundo ela, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fez três visitas ao local, no domingo, segunda e na última terça, mas no último chamado, a equipe disse que não poderia levar o morador.
Ao VN, a leitora afirmou que a justificativa seria a falta de ‘roupas adequadas’, visto que o homem apresentava todos os sintomas do novo vírus e poderia transmitir para outras pessoas.
No último dia 21, profissionais de saúde do Samu chegaram a solicitar materiais adequados para atender em casos de sintomas do coronavírus. Eles afirmaram que a segurança dos enfermeiros fica desassistida com os equipamentos de proteção individual disponibilizados.
Conforme o Artigo 64, do Código de Ética dos profissionais de Enfermagem, é direito “recursar-se a desenvolver atividades profissionais na falta de material ou equipamentos de proteção individual e coletiva definidos na legislação específica”.
Varela Notícias procurou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), responsável pelo Samu em Salvador, para buscar esclarecimento sobre o ocorrido. A pasta informou que estava apurando os chamados para confirmar se houve a situação citada na denúncia. Em nota, a SMS informou que vai apurar a ocorrência junto com o SAMU e que qualquer denúncia e suspeita sobre a doença pode ser contemplada através do setor implantado pela gestão.
Veja nota na íntegra:
A Secretaria Municipal da Saúde esclarece que vai apurar a ocorrência junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Vale salientar que esse protocolo não condiz com o que preconiza a instituição, um paciente diagnóstico com coronavírus, Covid-19 seria encaminhado para uma unidade de isolamento para monitoramento do agravo.
Qualquer denúncia e suspeita sobre a doença pode ser contemplada através do setor implantado pela gestão, Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coe), que pode ser contatado através do telefone (71) 3202-1234 ou pelo e-mail (coe.sms.ssa@gmail.com), das 08h às 17h.
Varela Notícias também entrou em contato com a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), responsável pelo acolhimento disponibilizado pela prefeitura, para os moradores em situação de rua, durante a quarentena do coronavírus.
Segundo a Sempre, em caso de suspeita da doença, o morador é encaminhado inicialmente à UPA e só pode ser acolhido depois da avaliação médica, como medida preventiva de proteção aos outros acolhidos.
Na tarde desta quarta, uma equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) foi até o local sinalizado pela leitora do VN, para acolher o morador, mas afirmaram não ter localizado o homem. De acordo com o SEAS, um comerciante informou que o idoso, de aproximadamente 62 anos, usa o local como abrigo somente durante a noite.
A Sempre informou ao VN que o SEAS fará uma nova visita ao local na noite desta quarta.