Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Show para 5 mil pessoas com máscaras termina sem contágio por Covid-19


Um show da banda espanhola Love of Lesbian, realizado em Barcelona, no dia 27 de março, e que reuniu 5 mil pessoas sem distanciamento, mas com máscaras, terminou sem “nenhum sinal” de contágio de coronavírus, segundo os organizadores.

"Não há sinal que sugira que alguma transmissão ocorreu dentro do evento, que era o objetivo da análise", disse em uma entrevista coletiva, nesta terça-feira (27), o médico Josep Maria Libre, do hospital Germans Trias e Pujol.

Segundo o médico, foram registrados apenas seis casos positivos assintomáticos 15 dias após o show, detectados em controles regulares do sistema de saúde público. É possível, portanto, que outros casos assintomáticos tenham ocorrido e não tenham sido detectados entre os participantes. 

De acordo com reportagem de O Globo, os organizadores dizem ter segurança de que “quatro desses casos da transmissão não ocorreram durante o show”. Enquanto aos outros dois, há “uma altíssima chance” de que não tenham se contaminado na casa de show”, disse.

No dia do espetáculo, o público teve que que fazer um exame em uma de três localidades da cidade e mostrar um resultado negativo para entrar na arena Palau Sant Jordi. O resultado foi divulgado em 10 a 15 minutos por meio de um aplicativo em seus celulares. O exame e a máscara estavam inclusos no preço do ingresso.

Após o show, uma equipe formada por médicos fizeram ligações para os espectadores para saber se tinham sintomas ou haviam recebido resultados positivos.

"Com ventilação otimizada, testagem e uso de máscara, é possível garantir um espaço seguro", defende Llibre. "É possível dizer que não houve uma supertransmissão durante o concerto. Foi demonstrado que podem ser criados eventos seguros para a evitar a transmissão do coronavírus", explicou o infectologista.