Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Hospital Geral Clériston Andrade é referência nacional na realização de cirurgias de fratura de face

 

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) está na lista dos hospitais que mais realizaram cirurgias de fratura de face com osteossíntese no Brasil, em 2020. Esse procedimento utiliza placas e parafusos para o processo de estabilização das fraturas. De acordo com dados do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), a Bahia é o sexto estado no país em volume de cirurgias de trauma de face, o HGCA é o primeiro hospital do interior do estado na prática desse tipo de procedimento com uma média de 320 cirurgias de redução e fixação de fraturas de face, sendo 166 com osteossíntese (uso de material de alto custo).

De acordo com o cirurgião bucomaxilofacial do HGCA, Dr. Thiago Leite, cerca de 85% dos pacientes que passam por algum tipo de cirurgia de fratura de face são vítimas de acidentes com motocicleta. Outro dado importante é que cresceu o número de pessoas vitimas de acidentes de bicicleta durante a pandemia. Os demais pacientes são vítimas de outros acidentes de trânsito e de violência por agressão física ou arma de fogo.

“Diariamente, temos operado pacientes vítimas de trauma de face. Durante a Pandemia, cresceu o número de pessoas praticando ciclismo e infelizmente temos atendido uma boa quantidade de pacientes com trauma de face por queda de bicicleta. Trabalho no HGCA há 14 anos e posso afirmar que o serviço de bucomaxilofacial atingiu nos últimos dois anos o grau de excelência. Nossa equipe de cirurgiões bucomaxilofaciais trabalha 24h, formado por profissionais competentes e que engrandecem a nossa especialidade. É uma equipe especializada que está conseguindo dar uma resolutividade incrível para o maior hospital de urgência e emergência do interior do Estado da Bahia”, afirma Dr. Thiago Leite.

Em 2020 o HGCA atendeu 2.274 vítimas de acidentes de trânsito. Dentre estes, 1.487 foram vítimas de acidentes com motocicleta. No período de 01 de janeiro a 15 de maio de 2021, foram 821 acidentes automobilísticos. No mesmo período do ano passado foram 775 acidentes, ou seja, um aumento de 5,6 % em média no número de acidentes quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Fonte: Ascom/HGCA