Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Rui celebra autorização da Sputnik, mas destaca: 'Muito abaixo da necessidade'

 

Rui celebra autorização da Sputnik, mas destaca: 'Muito abaixo da necessidade'
Foto: Divulgação/Twitter @RuiCosta

O governador Rui Costa (PT) utilizou as redes sociais para celebrar a autorização de importação da vacina russa Sputnik V pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após reunião extraordinária nesta sexta-feira (5) (reveja). 

 

A autorização está condicionada ao uso controlado e limitado a 1% da população, em ambiente que possibilite o acompanhamento dos vacinados. A Anvisa foi enfática ao afirmar que, apesar da autorização de importação, não aprova o imunizante a partir dos critérios básicos que indicam confiabilidade - segurança, eficácia e qualidade.

 

“É apenas o início, mas depois de muita luta conseguimos aprovação para importar e aplicar a Sputnik V. A quantidade autorizada pela Anvisa está muito abaixo da real necessidade. Agora, é batalhar para fazer chegar logo o que foi aprovado e vacinar nosso povo. Vacina salva vidas”, escreveu Rui em seu perfil na rede social Twitter. 

 

Com a condicionante determinada pela Anvisa, a Bahia só poderá aplicar o máximo de 300 mil doses. O Estado já havia firmado contrato para a aquisição de 9,7 milhões de doses. 

 

A Sputnik V foi requisitada por seis estados do Nordeste: Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí. Em abril, um pedido de 30 milhões de doses para 14 estados foi rejeitado pela Anvisa