Rádio Web Ferraz

RÁDIO WEB FERRAZ

Últimas notícias

Deputados movem ação para barrar edital do governo de livros didáticos

 

Deputados movem ação para barrar edital do governo de livros didáticos
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Deputados do PSOL entraram com ação na Justiça Federal para suspender o edital do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do governo federal, para a compra de livros didáticos de alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental. A informação foi publicada pelo portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, nesta quinta-feira (15).

 

O edital foi aberto em fevereiro para que as editorias entreguem opções de material ao governo até agosto. Mas foram retirados trechos das orientações sobre os livros, como "especial atenção para o compromisso educacional com a agenda da não-violência contra a mulher".

 

Ainda segundo o Metrópoles, os deputados, liderados por Fernanda Melchionna (PSOL-RS), dizem que caso o edital seja válido, "representa retrocesso social na proteção aos direitos humanos".

 

As editoras reclamam que o diálogo com o Ministério da Educação (MEC) está limitado. Além disso, o governo não teria tirado dúvidas sobre lacunas do edital. A ação tem como alvo Izabel Pessoa, secretária de Educação Básica; Carlos Nadalim, secretário de Alfabetização; Ilda Peliz, secretária de Modalidades Especializadas da Educação e Marcelo Pon, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).