Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Operação afasta delegada das funções e cumpre mandados de prisão na Bahia e SP

 

Operação afasta delegada das funções e cumpre mandados de prisão na Bahia e SP
Foto: Divulgação / MPBA

O Ministério Público do Estado da Bahia deflagrou a “Operação Dublê”, na manhã desta quarta-feira (7), na capital baiana e na cidade de São Paulo (SP). Foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e cinco mandados de buscas e apreensões.

 

A ação conjunta conta Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (GEOSP), Polícia Rodoviária Federal e Corregedoria da Polícia Civil - Correpol.

 

A operação apurou indícios da existência de associação criminosa especializada na prática de delitos de furtos, roubos e clonagem de veículos, cujo líder mantinha relação próxima e duradoura com uma delegada de polícia.

 

Segundo o MP-BA, as investigações apontam que a delegada utilizava das prerrogativas inerentes ao cargo e da influência que gozava na Polícia Civil para garantir a impunidade do grupo criminoso e facilitar a execução e proveito dos crimes. Ela chegou a forjar documentos e a introduzir uma pessoa ligada à quadrilha no ambiente da polícia, acompanhando-a, como policial, portando armas e auxiliando-a nas ações de favorecimento ao grupo criminoso.

 

Ainda de acordo com o Ministério Público, com base nas provas apresentadas, foram deferidos pela 1ª Vara Especializada em Crimes Contra a Administração Pública da comarca de Salvador/BA o pedido de prisão preventiva do apontado chefe, os pedidos de buscas e apreensões em endereços residenciais e outras propriedades dos investigados.

 

Também foi deferido o afastamento cautelar do exercício das funções públicas da delegada de polícia, pelo período de um ano, cumulado com proibição de acesso às dependências e aos sistemas da Polícia Civil, comunicação com outros agentes de segurança e utilização dos serviços da Secretaria de Segurança Pública. O nome da servidora pública não foi divulgado como resultado da legislação sobre abuso de autoridade