Rádio Web Ferraz

RÁDIO WEB FERRAZ

Últimas notícias

Secretaria da Saúde de Salvador nega aplicação de doses vencidas de vacina

 

Secretaria da Saúde de Salvador nega aplicação de doses vencidas de vacina
Foto: Betto Jr/Secom

Após reportagem da Folha de S.Paulo divulgar que pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país (veja aqui), a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador esclareceu, em nota, que a capital baiana não registra ocorrência de aplicação de doses vencidas.

 

A reportagem mostra Salvador em quinto lugar na lista de distribuição, com 824 doses vencidas. A SMS confirma que o município recebeu dois dos lotes mencionados, Lote CTMAV506 / Lote 4120Z005, no entanto afirma que todas as doses foram administradas antes da data de vencimento dos imunizantes.

 

O órgão também destaca que a coordenação de imunização da secretaria identificou "episódios de equívocos relacionados ao lançamento de dados no sistema informatizado da estratégia, ou seja, a aplicação das doses foi realizado dentro do período determinado pelo fabricante do imunobiológico e APENAS O REGISTRO no sistema do banco de dados do Ministério da Saúde foi efetuado em data posterior a aplicação da vacina"