Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Nutricionista dá quatro truques para eliminar a vontade de comer doces


Copo com Iogurte caseiro com granola de quinoa e vasilha com frutas cortadas ao ladoFoto: Divulgação

Uma das dificuldades para quem está fazendo a transição de um estilo alimentar sem restrições para outro mais saudável é a vontade de comer doces.te falta mesmo. É uma espécie de vício”, explica a nutricionista Laura de Souza Silva, da clínica brasiliense Nutrindo o Conhecimento.

A comparação se aplica porque, de fato, o corpo acostumado com açúcar sempre pede por mais doce. O mecanismo funciona mais ou menos assim: ao comer uma fatia da sua torta preferida, o cérebro ordena a produção de serotonina, o hormônio do prazer. Isso faz com que você associe o doce à sensação de bem-estar e queira repetir a dose.

O pâncreas, por sua vez, produz a insulina – um hormônio que regula a quantidade do açúcar no sangue. Se o consumo de doce é um hábito diário, o pâncreas passa a produzir mais insulina do que o corpo precisa e, quando o doce não vier, há o efeito rebote. Lembra daqueles momentos em que você não consegue se controlar e se empanturra de suspiro ou come um pudim inteiro? Eles são o efeito rebote.

 O açúcar é um alimento prejudicial à saúde. Seu consumo exagerado pode provocar diabetes e obesidade e também está relacionado a doenças neurológicas e cardiovasculares.