Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Acusada de lavar dinheiro para o PCC assume mandato na Câmara dos Deputados

 

Acusada de lavar dinheiro para o PCC assume mandato na Câmara dos Deputados
Foto: Divulgação / Republicanos

Uma ré acusada de lavar dinheiro do tráfico de drogas em São Paulo assumiu mandato na Câmara dos Deputados. Ely Santos, do Republicanos, estava na suplência do partido, mas tomou posse no último dia 9 devido a pedido de licença do titular, Roberto Alves, que é pastor da Universal.
 

Ela é irmã do prefeito de Embu das Artes (região metropolitana de São Paulo), Ney Santos, do mesmo partido, que também é réu no mesmo processo e suspeito de liderar uma organização criminosa composta por parentes e pessoas próximas.
 

O prefeito inclusive está inelegível por receber em campanha dinheiro de origem ilegal.
 

O partido, ligado à Igreja Universal, é aliado do governo Jair Bolsonaro e abriga hoje um dos filhos políticos do presidente, Carlos Bolsonaro, vereador no Rio de Janeiro.
 

Ely chegou a permanecer presa preventivamente por dois meses entre 2016 e 2017 no período em que o Ministério Público de São Paulo apresentou a denúncia de organização criminosa tendo como principal alvo o irmão.
 

À época, Ney ficou foragido diante de ordem de prisão e não compareceu à cerimônia de posse na prefeitura. Mas o Supremo Tribunal Federal concedeu habeas corpus posteriormente.
 

Em junho deste ano, houve mais um constrangimento para o político, quando a Polícia Civil baiana fez buscas em fazenda de um irmão dele no interior do estado e apreendeu uma arma e R$ 670 mil em dinheiro.
 

O inquérito ainda não foi concluído, e Ney, 41, é o principal investigado --a deputada não é alvo nesse caso.
 

O prefeito estava no local no momento da ação e chegou a ir a uma delegacia prestar esclarecimentos. Policiais encontraram na propriedade um avião, no qual o político transportou sua família, e uma pista de pouso não homologada.
 

Na posse da deputada, neste mês, o irmão esteve na Câmara com a família, gravou vídeos e divulgou compromissos em Brasília no qual tratou da liberação de recursos para Embu das Artes.
 

Disse em rede social que ela será novamente candidata à Câmara no próximo ano. No domingo (21), promoveu um comício, com centenas de pessoas, para comemorar a posse da "primeira deputada federal da história de Embu das Artes". O presidente da sigla, Marcos Pereira, enviou mensagem em vídeo.
 

Em sua primeira sessão como titular, a deputada do Republicanos votou com o governo Bolsonaro na PEC dos Precatórios, projeto que virou uma grande aposta governista para 2022.