Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Beneficiários do Auxílio Brasil devem realizar acompanhamento nos postos de saúde até esta quinta

Beneficiários do Auxílio Brasil devem realizar acompanhamento nos postos de saúde até esta quinta

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 28 de dezembro de 2021 às 11:42

 O prazo para o beneficiário do Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família) realizar o acompanhamento obrigatório nos postos de saúde se encerra nesta quinta-feira (30). A medida é necessária para garantir o cadastro ativo no programa. Aqueles que não realizarem o procedimento terão o auxílio cortado em 2022. O serviço funciona em 156 unidades básicas de saúde, das 08h às 16h.

As crianças menores de sete anos, mulheres em idade fértil (14 a 44 anos) e gestantes de qualquer idade devem comparecer ao posto de saúde mais próximo e não é necessário agendar o serviço. 

Em Salvador, das mais de 233,4 mil pessoas precisam fazer o acompanhamento obrigatório e apenas 39,4 mil (21%) compareceram aos postos. 

De acordo com o coordenador da Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Abdon Brito, a estratégia tem o objetivo de verificar se as famílias assistidas pelo programa estão acessando os serviços de saúde, conforme prevê o Governo Federal. Quem não atender essa condicionalidade poderá ter o benefício bloqueado em 2022. 

“Para a manutenção do benefício é necessária a avaliação do estado nutricional das mulheres e crianças, também, que as crianças estejam vacinadas e que as mulheres grávidas estejam fazendo o acompanhamento pré-natal. Desde do início do ano todos os postos da rede básica da cidade estão realizando o acompanhamento de saúde. O mutirão desse sábado é mais uma oportunidade para ter acesso ao serviço e evitar possíveis transtornos por deixar para última hora”, afirmou.
 
Os beneficiários devem levar o cartão do Auxílio Brasil onde consta o Número de Identificação Social (NIS), a caderneta de vacinação das crianças e a caderneta do pré-natal das gestantes.