Rádio Web Ferraz

RÁDIO WEB FERRAZ

Últimas notícias

Comandante da Marinha usou avião da FAB para viajar no Natal

 

Comandante da Marinha usou avião da FAB para viajar no Natal
Foto: Divulgação / Defesa Aérea e Naval

O comandante da Marinha, almirante Almir Garnier Santos, usou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para passar o Natal no Rio de Janeiro. De acordo com a coluna de Guilherme Amado, do portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, o comandante não informou ter cumprido nenhum compromisso oficial no período, o que contraria as regras para o uso de aviões da FAB por autoridades.

 

Ainda segundo a apuração, o comandante levou mais cinco pessoas que não tiveram a identidade revelada. O avião saiu de Brasília às 13h10 do dia 24 de dezembro. Quatro dias depois, um voo da FAB com o comandante e mais cinco acompanhantes partiu do Rio de Janeiro às 16h10 do dia 28 de dezembro, uma terça-feira.

 

A FAB aponta que a viagem foi a serviço, o que não foi comprovado pela Marinha. O decreto que regulamenta o uso desses aviões mantidos com dinheiro público, assinado por Jair Bolsonaro no início de 2020, aponta que no caso de viagens a serviço é necessário registrar em agenda oficial o compromisso público da autoridade. Isso não aconteceu.

 

A agenda oficial de Garnier não mostra compromisso oficial algum no período em que o militar esteve no Rio de Janeiro. Segundo os documentos públicos, a única atividade de trabalho que o almirante cumpriu na capital carioca foi “despachos internos” em 28 de dezembro, na manhã antes do voo. Ou seja: o comandante poderia ter voado de FAB apenas no dia 28, e não quatro dias antes, logo antes do Natal.

 

Questionada, a Marinha se recusou a responder o motivo da viagem do comandante e quem eram os outros integrantes da comitiva.