Rádio Web Ferraz

RÁDIO WEB FERRAZ

Últimas notícias

Frente em defesa do cacau pedirá perdão de dívidas em áreas atingidas pela chuva

 

Frente em defesa do cacau pedirá perdão de dívidas em áreas atingidas pela chuva
Foto: Reprodução / Ministério da Agricultura

Coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Lavoura Cacaueira no Congresso Nacional, o deputado Félix Mendonça Júnior (PDT) informou hoje (11) ao Bahia Notícias que irá entregar à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, um abaixo-assinado solicitando a abertura de novas linhas de crédito e o perdão das dívidas dos produtores de cacau do sul da Bahia prejudicados pelas fortes chuvas que atingiram a região.


O documento está sendo elaborado entidades ligadas aos produtores, prefeitos, vereadores e lideranças da região sul. A ideia é entregar o abaixo-assinado pessoalmente à ministra, que deve visitar Itabuna e outros municípios atingidos pelas chuvas na semana que vem. 

 

Na semana passada, Félix já havia solicitado, em reunião com representantes de ministérios presentes na Bahia por conta das chuvas, ocorrida em Salvador, o perdão das dívidas contraídas no passado pelos cacauicultores junto ao Banco do Brasil (BB). 

 

"Estamos falando de pequenos e médios produtores que desenvolvem a lavoura preservando a Mata Atlântica, gerando emprego e distribuindo renda em vários municípios da região sul que foram atingidos pelas chuvas. São produtores que terão enormes dificuldades de se reerguer e crescer sem o apoio governamental. É preciso perdoar as dívidas e liberar novos créditos", afirmou Félix.

 

"Vale lembrar que os cacauicultores contraíram essas dívidas junto ao Banco do Brasil, no passado, a partir de orientações técnicas equivocadas da Comissão Executiva Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) no enfrentamento à praga da vassoura-de-bruxa. Nada melhor do que corrigir isso nesse momento delicado em que as chuvas atingiram também o segmento", concluiu o deputado.