Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Médico reumatologista revela: sua dor tem jeito, sim!

 

Roberto Tavares é médico reumatologista e especialista em dor, com Ph.D. na Universidade de Berlim. É um dos pioneiros no uso de remédios naturais para o tratamento de dores crônicas no Brasil.

Em entrevista ao nosso portal, Dr. Roberto revela como tem resolvido o problema das dores crônicas que atormentam seus pacientes, sem precisar recorrer a anti-inflamatórios e analgésicos de farmácia. Confira abaixo a entrevista!

Dr. Roberto, quais são os principais problemas que causam dores crônicas?

Dr. Roberto – A maior parte dos pacientes me procura por causa da artrite e da artrose, mas também atendo pessoas que sofrem de dores nas costas, no ciático, hérnia de disco… qualquer dor óssea, muscular ou nas juntas e articulações.

E qual a principal reclamação desses pacientes?

Dr. Roberto -Eles sofrem porque há anos convivem com a dor, o que é terrível para vida do paciente. A dor consegue estragar a vida de uma pessoa, tira a disposição, a alegria, o bom humor. Muitos chegam ao meu consultório já com depressão por causa da dor, porque já tentaram tudo que é anti-inflamatório, analgésico, condroitina, glucosamina, colágeno – tudo o que você possa imaginar eles já tentaram e nada adiantou.


Acima a imagem do mão Dona Cida Pereira, antes do tratamento com o Dr. Octávio Couto

E por que essas pessoas não conseguiram resolver a dor delas até procurar seu consultório?

Dr. Roberto – A dor é resultado de uma inflamação – se você trata a inflamação, você alivia a dor. Isso vale para qualquer dor, até dor de cabeça. Para a maioria das dores, a gente toma um analgésico, ou um anti-inflamatório por 10 dias e acabou. Agora, quando você tem uma dor crônica, como no caso da artrite e da artrose, a coisa complica. O problema é que não dá para colocar um paciente para tomar anti-inflamatório de farmácia a vida toda sem parar, vai acabar com o estômago, com fígado, e com os rins do paciente.

E como, então, o senhor consegue aliviar a dor crônica dos seus pacientes?

Dr. Roberto – Quando eu fiz minha especialização na Alemanha, eu participei de uma pesquisa com o uso de cúrcuma (também conhecida como açafrão-da-terra) para o tratamento contra as dores. O que a gente descobriu é que a cúrcuma tem uma substância chamada curcumina, que é um anti-inflamatório natural. Como não tem efeitos colaterais, não faz mal para o estômago, não faz mal para nada, o tratamento com cúrcuma resolve o problema da dor crônica, porque o paciente pode tomar sem parar, pelo tempo que for necessário.

Então, é só consumir cúrcuma todo dia que a dor da artrite acaba?

Dr. Roberto – Calma, não é bem assim (risos). Todo tratamento precisa da dose correta para funcionar. O tratamento tem que ser feito com cúrcuma produzida para uso médico, em cápsulas, com alta concentração de curcumina. Não é simplesmente temperando tudo com cúrcuma de supermercado que a dor vai passar. Mas, se você escolher uma boa cúrcuma em cápsula, que tenha alta concentração de curcumina e seguir direitinho o tratamento, a dor vai passar. Eu indico para meus pacientes o produto Curcurax, pois é o único no mercado brasileiro que eu encontrei que tem a concentração certa de curcumina – e é o mesmo que a gente usou na pesquisa da Alemanha, ele é produzido aqui, mas a tecnologia é toda alemã. Ele tem até 20x mais curcumina que cúrcuma comum.

E como funciona o tratamento com Curcurax?

Dr. Roberto – É muito simples. Você deve tomar 2 cápsulas por dia, preferencialmente depois da refeição. Após 3 semanas de tratamento, a inflamação vai começar a ser controlada, e a dor vai começar a diminuir, a diminuir, a diminuir, até que ela vai sumir. Aí só continuar tomando Curcurax todo dia, e você não vai mais saber o que é a dor crônica. Não é do dia para noite, mas 97% dos meus pacientes que fizeram o tratamento direitinho hoje vivem sem do