Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Consumo indiscriminado de chás pode causar danos à saúde




 Quem nunca recorreu àquele santo chazinho da vovó quando estava resfriado, com dorzinha de cabeça, um leve mal-estar? Historicamente enraizados em nossa cultura, as plantas medicinais trazem os saberes ancestrais. Mas o consumo indiscriminado dessas receitas, tidas como inofensivas, pode ocasionar sérios danos à saúde.

Facilmente encontradas nas feiras livres, a maioria das folhas indicadas para chá é encontrada in natura. E há chá para quase tudo. O gastro-hepatologista Raymundo Paraná deixa um alerta de que o famoso chazinho também pode ser perigoso.

Recentemente, o caso de uma enfermeira de 42 anos, que morreu de hepatite fulminante, após fazer uso contínuo de cápsulas de chá para emagrecimento, acendeu um alerta para muitas pessoas que costumam incluir por conta própria esta prática na dieta. A pós-doutora em nutrição Rosângela Passos destaca a relação desse consumo com lesões hepáticas, sobretudo em mulheres.

A estudante Samara Ribeiro é adepta dos chás e das cápsulas fitoterápicas. Mas tudo com a orientação de um profissional de saúde.

A farmacêutica Cristiane Almeida ressalta a importância de não consumir nada sem prescrição de um profissional habilitado. A doutora em nutrição ressalta que, quando falamos do consumo de chás, o bom senso sempre tem que prevalecer.