Rádio Web Ferraz

RÁDIO WEB FERRAZ

Últimas notícias

Nova rodada de pesquisa para governador encomendada por rádio baiana causa estranheza



 O instituto Opnus acaba de ser novamente contratado para realizar uma pesquisa de intenção de votos na Bahia. O questionário com as perguntas já foi registrado- como exige a legislação eleitoral – no TRE. O Informe Baiano teve acesso ao documento e algumas informações chamaram de cara a nossa atenção. Na disputa ao governo da Bahia, o candidato Jerônimo Rodrigues, do PT, aparece vinculado aos nomes de Lula e Rui Costa. A estratégia parece ser uma tentativa de alavancar a intenção de voto de um nome ainda totalmente desconhecido na cena estadual.

Para quem acompanha a publicação de pesquisas eleitorais no Brasil e até no mundo, a pergunta causa estranheza. Ninguém nunca viu, por exemplo, o New York Times, divulgar uma pesquisa com Biden apoiado por Obama. Ou, no Brasil, Haddad apoiado por Lula. Isso só tem acontecido mesmo na Bahia.
Nos bastidores, alguns estudiosos estão questionando a metodologia usada pelo instituto e o veículo de imprensa que encomendou a pesquisa, no caso, a Rádio Salvador FM, da família Medrado, que é ligada ao grupo do governo do Estado.

Essa será a segunda pesquisa da Opnus na Bahia em menos de 30 dias. Mês passado, o Instituto publicou uma pesquisa telefônica em que a também desconhecida Bernadete, do PSOL, apareceu com 7% das intenções de votos dos baianos.