Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

PF prende quadrilha que modificava aviões para tráfico internacional

 

Operação da Polícia FederalPF/Divulgação

Um grupo criminoso responsável pelo transporte internacional de drogas para países da América Central é alvo da Operação Tuup, deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (31/3). Os transgressores usavam aeronaves adquiridas e adaptadas no Brasil. As investigações contaram com o apoio técnico da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).Cerca de 60 policiais federais cumprem seis mandados de prisão preventiva, sete de prisão temporária e 14 de busca e apreensão, além de um mandado de sequestro de bem imóvel, nos estados de Tocantins, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Pará, Amapá, Santa Catarina e Ceará, todos expedidos pela 4ª Vara Federal de Tocantins.

As investigações apontam que os investigados foram responsáveis pela preparação e adaptação de três aeronaves em um mesmo aeródromo privado, localizado no município de Nova Ubiratã (MT).

O proprietário do terreno é investigado pelo consentimento do uso da propriedade e por ter auxiliado os comparsas nas três empreitadas criminosas.

1
Modus operandi

Segundo a PF, as aeronaves foram preparadas por integrantes do grupo criminoso, em agosto de 2020, outubro de 2021 e dezembro de 2021. A primeira decolou de Nova Ubiratã, em agosto de 2020, e foi utilizada pela quadrilha para transportar drogas até a Guatemala