Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Rússia sinaliza avanço em acordo de paz: “Estamos no meio do caminho”

 

Bandeiras russia e ucraniaReprodução governo de Belarus/Twitter/@belarusMFA

Rússia fez a primeira sinalização formal de que um acordo de cessar-fogo pode ocorrer em breve. A guerra, iniciada em 24 de fevereiro, tem deixado um rastro de destruição na Ucrânia.Nesta sexta-feira (18/3), após mais uma rodada de negociações, o representante do governo russo, Vladimir Medinsky, admitiu que o possível pacto de paz está “no meio do caminho”.

As questões sobre a neutralidade da Ucrânia e a não-entrada na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) são as que estão mais alinhadas com a Rússia.

Ele disse ainda que estão discutindo detalhes sobre as garantias de segurança para a Ucrânia, caso ela desista de entrar na entidade militar coordenada pelos Estados Unidos, e a desmilitarização do país

Armas químicas

A sinalização ocorre em meio a graves acusações sobre a produção e o uso de armas químicas na guerra. A Rússia desmentiu a Organização das Nações Unidas (ONU) e acusou os Estados Unidos de financiarem o desenvolvimento desse tipo de arsenal.

Nesta sexta-feira , o Conselho de Segurança da ONU se reuniu em caráter emergencial. O encontro ocorre em meio à escalada dos bombardeios na Ucrânia.

O embaixador da Rússia na ONU, Vasily Nebenzya, acusou os Estados Unidos de violarem a convenção sobre armas biológicas na Ucrânia.