Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Sobe para 42, o número de pacientes em Feira esperando pela regulação estadual

 

Em Feira de Santana 42 pessoas aguardam por transferência para uma unidade hospitalar até esta segunda-feira, 25. As vagas são disponibilizadas pelo Sistema de Regulação do Governo do Estado. Os pacientes estão distribuídos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlinicas municipais.

Do total, 17 pacientes estão na UPA da Queimadinha, 8 na UPA da Mangabeira, 6 na policlínica do Parque Ipê, 4 na policlínica do Feira X, 4 na policlínica do Tomba, 2 na policlínica do George Américo e 1 na policlínica de Humildes.

Após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, a paciente A. R. O. M., 75 anos, aguarda por uma transferência há 21 dias na Upa da Queimadinha. Já o paciente A. B. S., 57 anos, está na UPA da Mangabeira há 16 dias, aguardando transferência para tratar uma úlcera venosa.

Segundo a coordenadora das Policlínicas e UPAs da Secretaria Municipal de Saúde, Vera Lúcia Galindo, “são em média 4 a 35 dias para conseguir a transferência e quando se trata de saúde, cada minuto é valioso para manter a vida”.

A demora para a transferência sobrecarrega o sistema de saúde municipal, fazendo com que as unidades fiquem lotadas. Ainda expõe os pacientes a uma espera exaustiva por tratamento adequado.

REGULAÇÃO ESTADUAL

O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.

Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exames laboratoriais ou de imagem, de acordo com as condições clínicas.

Se comprovada a necessidade de assistência hospitalar, os profissionais da unidade solicitam a regulação no sistema para que o paciente tenha a assistência adequada.