Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Alunos de optometria realizam aulas práticas na Unirb

 

Alunos de optometria realizam aulas práticas na Unirb
Foto: Divulgação

Aplicada a área da saúde dos olhos, a optometria é um campo profissional que lida com a identificação de problemas oculares nos pacientes, prevenção, realização de exame e avaliação da visão para tratamentos de alterações do sistema visual. Sua formação contempla fundamentos e práticas necessárias para o reconhecimento de alterações de ordem patológica ocular.

 

Diante disso, o Centro Universitário UNIRB oferta o curso de optometria com objetivo de capacitar o profissional para desempenhar técnicas específicas da área, através do conhecimento teórico e aulas práticas, desenvolvendo habilidades para avaliação do paciente na promoção a saúde, prevenção e cuidados visuais.

 

A professora do curso de optometria da UNIRB, Márcia Teles, explica a importância do profissional nos cuidados primários com a visão. “O optometrista é a primeira barreira contra a cegueira evitável, justamente porque atua na parte funcional da visão como falta de alinhamento dos olhos, educação visual e bons hábitos visuais. Dentro do campo de atuação, somos responsáveis pelo cuidado com a saúde visual primária como a constatação de um defeito refrativo (miopia, hipermetropia, astigmatismo) que são defeitos de ordem funcional e sugerimos compensação óptica como óculos ou lente de contato”, ressalta.

 

Ainda segundo Márcia Teles, para que o aluno seja capacitado da melhor forma, praticando a optometria multidisciplinar, a instituição contribui para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Na sala de aula, eles buscam através de método prático, analisar as possibilidades e técnicas que venham a ampliar os conhecimentos.

 

“Na UNIRB, os alunos aprendem os protocolos de atendimento, como analisar o desempenho de todas as funções visuais, aprendem a decidir a melhor compensação para os defeitos refrativos, as melhores condutas e terapias para outras alterações de ordem funcional e a encaminhar para um médico responsável que nem sempre é o oftalmologista, apenas as alterações de ordem patológicas. Além disso a troca de experiências entre os próprios alunos é sempre muito enriquecedora”, pontua.

 

Ednei Teixeira é aluno do curso de optometria da UNIRB e conta um pouco sobre a importância das aulas. “A experiência profissional dentro da instituição está sendo muito positivo, pois estamos conseguindo abranger e adquirir todo conhecimento obtido na teoria e prática. Inclusive, podemos nos capacitar e oferecer um serviço mais qualificado ao nosso paciente, mesmo já estando atuando no mercado”, afirma.