Rádio Web Ferraz

RÁDIO WEB FERRAZ

Últimas notícias

Justiça aprova inclusão de homens trans no programa que distribui absorventes

 

Justiça aprova inclusão de homens trans no programa que distribui absorventes
Foto: Marco Verch/ Flickr

O Tribunal de Justiça de São Paulo aprovou o pedido para inclusão de pessoas transmasculinas na lei que institui programa de distribuição de absorventes descartáveis e itens de higiene na rede municipal de ensino da Capital.

 

Segundo o Exame, esse é o primeiro  precedente do país que reconhece a existência e a necessidade de transmasculinidades serem incluídas em políticas públicas, que originalmente foram direcionadas apenas para mulheres.

 

Com a lei, pessoas que nasceram em corpos com genitálias femininas, mas ao longo dos anos se entenderam como homens, também deverão ter direito aos itens de saúde básica. A ação foi proposta pelo PSOL após o prefeito Ricardo Nunes sancionar a lei municipal nº 17.574, em 12 de julho de 2021, que excluía pessoas que não se identificam com o gênero feminino da política pública.

 

A vereadora Erika Hilton (PSOL) frisou a importância do projeto de lei, classificando-o como ‘essencial’. “Quando conectamos a menstruação ao corpo dito feminino estamos também invisibilizando outras possibilidades de existência”, atentou. “Sabendo que grande parte da população trans não é incluída no meio estudantil por diversas violências que ocorrem nas escolas, devemos garantir que essas pessoas possam ter acesso aos itens de higiene, bem como às orientações e acompanhamentos oferecidos”, destacou.