Rádio Web Ferraz

RÁDIO WEB FERRAZ

Últimas notícias

Vereador de Conquista tem mandato cassado por fraudes com candidaturas fantasmas de mulheres



 A Justiça eleitoral cassou o mandato de mais um vereador de município baiano. Dessa vez, o caso aconteceu em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. O edil foi julgado por fraude em candidaturas fantasmas femininas. A decisão foi tomada na última segunda-feira (23), mas ainda cabe recurso.

O vereador é o pastor Orlando Oliveira Filho, filiado ao PRTB. Segundo a Justiça Eleitoral, ele teve envolvimento nas candidaturas fantasmas de Jaqueline Rocha dos Santos e Fabiana Lima Lopes, que tiveram o “intuito deliberado de burlar a cota de gênero estabelecida pela lei eleitoral”.

Ainda na decisão, a Justiça informou que as mulheres não se comportavam como candidatas e só faziam propaganda eleitoral em benefício de outros candidatos. Ainda segundo a decisão, elas não tinham interesse em manifestar suas candidaturas e mantinham vínculo conjugal com candidatos que disputavam o mesmo cargo.

No último dia 16 de maio, a Justiça já tinha cassado os votos de dois vereadores do município de Coração de Maria pelo mesmo motivo. Na ocasião, além de anular os mandatos de Davilson da Silva Miranda e João Rios de Oliveira, ambos do Cidadania, o juiz determinou que os cálculos do quociente eleitoral e partidário fossem refeitos e as vagas dos vereadores cassados fossem redistribuídas entre as outras legendas.