Rádio Web Ferraz

RÁDIO WEB FERRAZ

Últimas notícias

Beber água no inverno: entenda porque é tão importante

 

_Confira dicas para que a hidratação não seja esquecida durante os dias mais frios._ 

O inverno chegou e com os dias mais frios a vontade de beber água diminui. Por isso, essa é uma época em que devemos ficar atentos à ingestão de água, já que ela é essencial para diversas funções importantes do organismo, como a regulação da temperatura corporal, funcionamento intestinal adequado, transporte e absorção de nutrientes. Samylle Oliveira, que é nutricionista e professora da Estácio em Feira de Santana, explica a importância da água para o bom funcionamento do nosso organismo.

“A hidratação é tão necessária nos dias frios como nos dias quentes. A água é importante para todas as funções vitais do nosso organismo, ela auxilia na atividade intestinal, muscular e cerebral. Os benefícios dela são percebidos até mesmo na textura da pele. Através da pele a gente pode saber se nossa hidratação está adequada ou não”, afirmou.

Além desses benefícios, a nutricionista ainda destaca a importância da hidratação para os praticantes de atividade física. Ela lembra que 75% do nosso organismo é formado por água e a gente perde em torno de 2,6 litros de água por dia. Por isso é importante que essa água seja reposta. De acordo com Samylle Oliveira, existe um cálculo para saber a quantidade ideal de água que cada pessoa deve ingerir, de acordo com idade e peso.

“Sobre a quantidade de água que a gente deve beber por dia, existe a regra de em torno de 2 litros, mas essa é uma regra geral. Como posso calcular de forma individualizada a quantidade de água que devo ingerir por dia? A gente usa uma média de um valor entre 30 e 45 ml e multiplica pelo peso do indivíduo, assim chegamos na média individual de cada um”, explicou.

Além disso, a professora da Estácio lembra que quanto mais fome a gente sente, mais energia a gente gasta e a falta de água leva a desidratação, que vai causar cansaço, retenção de líquido, entre vários outros problemas para o nosso organismo. Ela deixa algumas dicas para que a hidratação não seja esquecida durante os dias mais frios.

“No inverno a gente pode fazer o uso da água de coco natural, consumir frutas e vegetais, principalmente os que contém grande quantidade de água como por exemplo a melancia e o melão. A gente também pode fazer o consumo de chás, especialmente agora que o tempo está mais frio e os chás ajudam a aquecer o organismo”.

Ascom