Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Aliados de Bolsonaro retomam articulação por PEC que blinda presidente com cargo vitalício

 

Aliados de Bolsonaro retomam articulação por PEC que blinda presidente com cargo vitalício
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Congresso Nacional voltaram a articular uma proposta de emenda à Constituição que 'blinda' todos os ex-presidentes da República para evitar que sejam alvos de prisão quando deixarem os cargos. A movimentação ocorre a dois meses da eleição de outubro e foi divulgada nesta quarta-feira (27) por Andréia Sadi, no G1.

 

A proposta voltou a ganhar força devido ao que parlamentares chamam de "preocupação do entorno do presidente" com o próprio Bolsonaro e seus familiares caso ele perca a eleição, com processos e investigações que correm na Justiça.

 

De acordo com a publicação, uma das ideias é conceder uma espécie de cargo de senador vitalício aos ex-presidentes, garantido foro privilegiado e imunidade parlamentar aos políticos. Lideranças do Centrão teriam apontado que, para justificar que a medida não beneficiaria apenas a Bolsonaro, líderes ligados ao MDB e também ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seriam a favor da proposta e estaria, dispostos a articular um acordo para aprovação da PEC.

 

Lula, no entanto, usou as redes sociais na manhã desta quarta (27) para rechaçar a possibilidade. "Eu ouvi ontem que o pessoal dele está discutindo uma PEC para que ex-presidente não possa ser preso, vire senador vitalício. Eu sou contra. Do que esse cidadão tem medo?", escreveu o ex-presidente no Twitter.