Um raio matou dois cavalos neste domingo (26) no povoado Cajueiro de Ernesto, zona rural de Serrinha.
Um raio matou dois cavalos neste domingo (26) no povoado Cajueiro de Ernesto, zona rural de Serrinha. Os animais estavam pastando em uma propriedade localizada às margens da BA-411 quando foram atingidos e morreram no local.
Segundo Valmar Pereira, motorista de caminhão, ele e dois colegas de trabalho estavam passando pelo local, quando viram o fenômeno natural. "Primeiro foi um clarão, depois uma explosão, como se fosse um trovão", contou.
Ainda de acordo com Valmar, logo em seguida, um morador do povoado disse que o raio havia atingido os bichos.
Outros casos na região já aconteceram.
Por volta das 19 h da noite desta terça-feira (12), um raio caiu na Fazenda Lagedinho, a 13 km da sede de Riachão do Jacuípe. A tempestade, que não durou meia hora, matou duas bezerras na propriedade do agricultor Claudino de Oliveira Lima.
Segundo o agricultor, a chuva chegou rapidamente e só deu tempo de atentar para cobrir a televisão quando um forte clarão invadiu a sua casa, deixando-o por mais de 5 minutos sem ação: “Eu fiquei esperando as faíscas de fogo pararem de circular pela casa, foi um estrondo que me deixou surdo durante minutos”, conta.
Claudino de Oliveira relatou ainda que, ao ouvir os berros dos outros animais, saiu e logo um cheiro forte de queimado invadiu a sua residência, só então imaginou o ocorrido.
Sozinho em casa o lavrador esperou o dia amanhecer para pedir ajuda e retirar os animais do local. A região onde caiu o raio já teve outros fenômenos, como em 1965, quando algumas árvores foram totalmente destruídas.