Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

STJ espera que até setembro Lula anuncie a nomeação de três ministros



 A expectativa do Superior Tribunal de Justiça (STJ) é que até setembro os nomes que irão ocupar as três vagas de ministros na Corte sejam anunciados em conjunto. A informação é do portal Uol, que apurou também que o STJ deve enviar até agosto a lista com os candidatos para o presidente Lula (PT).

Com a aposentadoria dos ministros Jorge Mussi e Felix Fischer, duas vagas foram abertas na Corte. Após a morte do ministro Paulo de Tarso Sanseverino, no último sábado (8), mais uma cadeira ficou vazia. 

Ao todo, são três vagas, mas, em outubro, uma outra vaga vai surgir com a aposentadoria da Laurita Vaz. Para a quarta nomeação, a ideia no STJ é iniciar o processo de nomeação apenas a partir de outubro. 

Em janeiro, terá a saída de outro ministro do tribunal, a ministra Assusete Magalhães, totalizando cinco nomeações ainda no primeiro ano de governo. 

Para a escolha de ministros do STJ, há vagas reservadas para integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Ministério Público, da Justiça Federal e da Justiça Estadual. Cada órgão envia sua lista de nomes, que passa pelo STJ. A Corte reduz os nomes a uma lista tríplice e envia para o presidente, que é obrigado a escolher um dos três nomes.