Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Lula autoriza negociações com o PP e Republicanos, além de discutir trocas em bloco com o Centrão



 Com a pressão de integrantes do Centrão por mais poder, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu aval para que aliados negociem cargos com o PP e Republicanos no primeiro escalão e também órgãos como Caixa Econômica Federal e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A informação foi divulgada pelos jornalistas Julia Chaib, Thiago Resende e Victoria Azevedo, no jornal Folha de São Paulo.

A ideia do presidente seria articular as funções com os parlamentares em bloco para que uma indicação possa contemplar um grupo político, e não apenas um partido.Segundo a Folha,o presidente está disposto a oferecer dois ministérios para deputados do PP e Republicanos pediram, mas os cargos que serão ofertados não estão fechados.

A sinalização de que esses partidos poderão ocupar o primeiro escalão do governo teria sido crucial para destravar a votação do projeto do Conselho Administrativo de Recursos Fazendários (Carf), a matéria prioritária da pauta econômica do governo. A entrega de ministérios para o Centrão como "pagamento" por votações tem sido recorrente, após a aprovação da Reforma Tributária, o União Brasil que já chefia três ministérios: Desenvolvimento Regional, Comunicações e Turismo, pressionou Lula pelo comando dos Correios e do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) para continuar a apoiar o governo.

A avaliação de membros do governo e do centrão seria de que uma negociação ampla de cargos vai surtir mais efeito para a formação da base parlamentar do que trocas pontuais na Esplanada, como o caso do Turismo.