Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Criminosos que mataram líder quilombola Bernadete Pacífico usaram armas de uso restrito

 Criminosos que mataram líder quilombola Bernadete Pacífico usaram armas de uso restrito

Os criminosos que executaram a líder quilombola Bernadete Pacífico, usaram armas de calibre 9 mm, que desde julho voltaram a ser de uso restrito às forças de segurança. A informação foi divulgada pela delegada Andréa Ribeiro, diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em entrevista coletiva nesta sexta-feira (18).

“A perícia localizou vários vestígios de calibre 9mm. Por essa ser uma arma de uso restrito, ela é usada por indivíduo de índole mais violenta, que tem coragem para cometer o crime, o que requer uma atenção maior da investigação”, disse a delegada.

Mesmo com a restrição do uso de 9mm, o novo decreto do governo federal, publicado em julho, garante a posse e a possibilidade de utilização dos acervos adquiridos sob a regra anterior, desde que atendidos os critérios da concessão do registro e atividade exercida.

Ainda de acordo com a delegada, a relação com a morte do filho de Bernadete, ocorrida há sete anos, também por disparos de arma de fogo, é uma das hipóteses. Além disso, há também a hipótese do conflito de terra.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o crime foi cometido por dois homens. Usando capacetes, os suspeitos entraram no imóvel onde estava a ialorixá e efetuaram disparos com arma de fogo.