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Como o PCC se infiltrou no bilionário sistema de ônibus de SP

 foto colorida de ônibus da Transwolff circulam normalmente no dia em que MPSP faz operação da empresa por suspeita de ligação com o PCC; na imagem, ônibus da empresa no Terminal Santo Amaro - Metrópoles

São Paulo – Objeto da investigação que resultou na Operação Fim da Linha, deflagrada na última terça-feira (9/4) contra duas empresas que operam linhas de ônibus nas zonas sul e leste da capital paulista, a infiltração do Primeiro Comando da Capital (PCC) no bilionário sistema de transporte público paulistano começou há quase 25 anos, quando a gestão da ex-prefeita petista Marta Suplicy (2001-2004) decidiu regularizar os chamados perueiros, que faziam o transporte de moradores nos bairros de periferia, em cooperativas.Ainda na década de 1980, estimava-se que 6 mil pessoas trabalhavam como perueiros na cidade, um modelo de transporte clandestino que surgiu com os donos de Kombis, também chamadas de peruas, que viram no rápido e desordenado crescimento das regiões periféricas de São Paulo, sem infraestrutura, uma oportunidade de ganhar dinheiro levando moradores desses novos bairros afastados até as áreas mais centrais da capital.

Regularização dos perueiros

Em 1990, a gestão da ex-prefeita Luíza Erundina, também eleita pelo PT, tentou regularizar os perueiros criando quatro linhas que ligavam os extremos sul e leste da cidade aos bairros de Santo Amaro e Itaquera, respectivamente, e cadastrou motoristas para operá-las. O programa foi expandido, mas não foi suficiente para acabar com os operadores clandestinos, diante do crescimento populacional dessas regiões.