Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Lixo reciclável dá desconto na conta de luz






Wladmir Pinheiro

A dona de casa Maria do Carmo Bispo marca o tempo do caminhão do Vale Luz, da Coelba, voltar ao bairro do Costa Azul. A cada dia, os dois caminhões recolhem resíduos de materiais recicláveis dos moradores de 24 bairros de Salvador contemplados pelo programa. Em troca de papelão, metais, plásticos, o Vale Luz dá desconto direto nas contas de luz. 
Quando passa um dia além do esperado, dona Carminha, como é conhecida, liga para a Coelba para saber quando o Vale Luz vai chegar. “Eu não vivo mais sem esse caminhão. Se não vem no dia que eu imaginei que viria, eu ligo mesmo, para saber o dia certo. Já nem lembro de quando paguei uma conta de luz”, gaba-se.

Enquanto o caminhão visita outros bairros, ela vai juntando cada latinha, embalagem plástica e garrafa PET que vê, em sua casa e também na dos vizinhos. “O pessoal daqui participa bastante. Mas o que vou encontrando vou juntando para trocar tudo em energia”, diz.  
Dona Carminha é apenas um entre os mais de 2 mil clientes que já participaram do Vale Luz desde que o programa foi criado, em 2008. Nos últimos cinco anos, já foram recolhidas mais de 320 toneladas de resíduos. Mais de R$ 20 mil já foram dados em descontos só este ano.
Óleo de cozinha
O caminhão do Vale Luz também começará a recolher óleo de cozinha, para evitar que o líquido seja descartado na tubulação de água ou no lixo.
Apesar de não ser remunerada, a entrega vale muito ao meio ambiente. Um litro de óleo é capaz de poluir 20 mil litros de água. 
Como bons projetos geram bons resultados, o Vale Luz ganhou força e, desde 2012, deu origem ao Vale Luz Empresa. O projeto incentiva as empresas a atuar de forma sustentável através da reciclagem de seus resíduos. Em troca de um descarte ambientalmente responsável, o projeto dá descontos na conta de energia, da mesma forma como ocorre com os moradores. 
O diferencial positivo é que os créditos são doados a instituições que realizam trabalhos sociais. O Vale Luz já recolheu 90 toneladas. Entre os beneficiados estão as Obras Sociais Irmã Dulce. “O resíduo é coletado pela empresa, que agenda com o caminhão a periodicidade da coleta. Uma vez recolhido, o material é encaminhado a uma cooperativa de coleta seletiva”, explica Ana Cristina Mascarenhas. Cabe às empresas estimular, com a ajuda da Coelba, os funcionários a realizar um descarte consciente.