Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Síndrome respiratória aguda grave já matou 18 pessoas na BA em 2018; vacinação começa no dia 23

[Síndrome respiratória aguda grave já matou 18 pessoas na BA em 2018; vacinação começa no dia 23]

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) já matou 18 pessoas na Bahia até o dia 7 de abril . Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, 215 casos da doença foram notificados. Dentre esses casos, 43 foram confirmados para influenza, sendo 36 pelo subtipo A H1N1 e desses, quatro foram a óbito.
Salvador concentra o maior número de casos da H1N1, 26. Em Camaçari foram dois casos; Dias D´Ávila, Governador Mangabeira, Itabuna, Jacobina, Juazeiro, Lauro de Freitas, São Miguel das Matas e Ubatã com um caso cada um. Lauro de Freitas registou um óbito e Salvador três.
Vacinação
No dia 23 de abril começa a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e vai até dia 1º de junho, tendo o dia 12 de maio como o Dia D de mobilização nacional. A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tenta reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções trazidas pelo vírus da influenza.
Ainda de acordo com a Sesab, a meta é vacinar 90% do público alvo, formado por 3,6 milhões de pessoas dos grupos prioritários: indivíduos com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes e puérperas (até 45 anos dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
No ano passado, foram vacinadas 2,6 milhões de pessoas na Bahia, o que representou 84,60% da cobertura vacinal, considerando a estimativa populacional de três milhões de pessoas. Dos 417 municípios, apenas 172 alcançaram a meta de vacinar 90%.