Últimas notícias

Taxa de transmissão é maior que esperada, diz secretário sobre Covid-19 em bairros populares


A taxa de transmissão de coronavírus em bairros populares de Salvador é maior do que o projetado, segundo explicou o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, em entrevista à TV Bahia, na manhã desta segunda-feira (13). O chefe da pasta criticou a baixa adesão ao isolamento social em locais periféricos da capital baiana e pediu medidas mais duras contra a circulação de pessoas.

“Isso nos preocupa. Nesses bairros populares, há uma concentração de pessoas por metro quadrado maior. A taxa de transmissão está se revelando, de fato, superior ao esperado. É uma notícia ruim. Precisamos intervir rápido nesses bairros em vários pontos”, disse.

“Primeiro: retirar as pessoas nas ruas. Temos percebido pessoas jogando dominó, tomando cerveja e bares abertos. Segundo: passar a fazer com que essas pessoas utilizem máscaras. Se não pode ficar em casa por ela ser pequena, ao ficar do lado de fora, tem que ficar com máscara. Essa recomendação precisa ser observada. É preciso um esforço do poder municipal para segurar o crescimento nesses bairros”, afirmou. 


O secretário ainda voltou a reforçar a importância do uso de máscaras. “As pessoas naturalmente começam a ficar saturadas de ficar dentro de casa. É um desafio muito grande, um esforço psicológico muito grande, principalmente para quem não tem uma casa espaçosa ou uma oportunidade de estar realizando atividades múltiplas dentro de sua casa. É muito difícil, mas é preciso viabilizar formas de conter o contato entre as pessoas”, completou.