Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

PCC: operação cumpre 600 mandados em 19 estados


A Polícia Federal (PF) coordena, na manhã desta segunda-feira (31/08), uma megaoperação contra a facção Primeiro Comando da Capital (PCC), que atua em todo país. Foram bloqueados cerca de R$ 252 milhões em contas ligadas ao grupo e mais de 600 mandados estão sendo cumpridos em 19 estados e no Distrito Federal.

As investigações apontam que 210 pessoas detidas em presídios federais recebiam auxílio mensal por terem alcançado cargos de alto escalão dentro da facção ou por terem realizado missões como a execução de servidores públicos.

A operação “Caixa Forte” é realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Minas Gerais (FICCO), coordenada pela PF e integrada por Polícia Civil de Minas Gerais, pela Polícia Rodoviária Federal, pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) MG e pelo Depen Federal.

Dos mais de 600 mandados, 422 são de prisão. Destes, 173 alvos já estavam presos.

Além de membros do PCC, facção que surgiu dentro dos presídios de São Paulo, familiares e pessoas responsáveis pela lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio também são alvos da operação.

Os alvos são investigados pelos crimes de participação em organização criminosa, associação com o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem chegar a 28 anos de prisão.

Os estados onde há alvos da operação são: Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.