Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Especialista alerta para aumento de golpes no WhatsApp na pandemia

 


Com a pandemia e a distribuição de auxílios emergenciais pelos governos, há um registro de aumento de golpes via WhatsApp. Os criminosos digitais pedem informações pessoais e códigos para as vítimas visando vantagens financeiras ou clonagem de aparelhos. A advogada especialista em direito digital Ana Paula Moraes, alerta que é preciso ficar atento.

"A forma segura da gente se prevenir é não clicando no link que vai ter algo malicioso que vai prejudicar a nós. Esses golpes de WhatsApp são amplamente comunicados pela mídia. Não é uma coisa nova", alertou, em entrevista ao programa "BNews Agora", da rádio Piatã FM, nesta quarta-feira (17).

Segundo a especialista, as vítimas precisam registrar um boletim de ocorrência e ainda pedir a substituição do chip do celular afetado. "A única coisa que a gente tem a fazer é não passar nenhum tipo de código ou informação para quem a gente não conhece", ressalta.

Segundo ela, as compras digitais seguras podem ser feitas olhando, por exemplo, o cadeado fechado ao lado do endereço do site de compra em questão. Também é importante ir ao site Reclame Aqui para fazer um levantamento do histórico das empresas de vendas e saber se outras pessoas tiveram problemas com compras.

Na dúvida, o usuário não deve inserir dados pessoais, como endereço e número de cartão de crédito.