Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

FHC e Lula assinam nota em defesa da Argentina contra iniciativas do governo Bolsonaro

 

FHC e Lula assinam nota em defesa da Argentina contra iniciativas do governo Bolsonaro
Foto: Reprodução/Instagram @lulaoficial

Os ex-presidentes brasileiros, Lula e Fernando Henrique Cardoso assinaram conjuntamente uma nota em apoio ao presidente da Argentina, Alberto Fernández, que resiste a reduções tarifárias unilaterais no âmbito do Mercosul. A informação é da colunista da Folha, Mônica Bergamo. Recentemente os dois abriram uma perspectiva de diálogo, interrompido por décadas em função das disputas eleitorais em lados opostos. 

 

"Concordarmos com a posição do presidente da Argentina, Alberto Fernández, de que este não é o momento para reduções tarifárias unilaterais por parte do Mercosul, sem nenhum benefício em favor das exportações do bloco. Concordamos também que é necessário manter a integridade do bloco, para que todos os seus membros desenvolvam plenamente suas capacidades industriais e tecnológicas e participem de modo dinâmico e criativo na economia mundial contemporânea", afirma a nota. 

 

Em maio, Lula e FHC se reuniram na casa do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim, e posaram de mãos dadas para uma fotografia histórica.

 

De acordo com a colunista, na questão do Mercosul, os dois apoiam Fernández contra a posição do ministro da Economia, Paulo Guedes, que tem defendido uma redução de tarifas no âmbito do bloco.

 

Os argentinos defendem percentuais menores de reajuste e querem que ela incida principalmente em bens intermediários —produtos finais teriam as tarifas na sua maioria preservada.

 

O governo Jair Bolsonaro considera a proposição argentina pouco ambiciosa e mais uma mostra da linha protecionista do presidente Alberto Fernández.

 

Buenos Aires, por sua vez, acha que o corte defendido por Guedes é profundo e amplo demais, constituindo um risco para a indústria do país.