Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Moraes abre inquérito contra Bolsonaro por divulgação de informações sigilosas da PF

 .INVESTIGAÇÃO

Moraes abre inquérito contra Bolsonaro por divulgação de informações sigilosas da PF

Ministro também determinou que o delegado do caso seja afastado e investigado, assim como o deputado Felipe Barros

Renato Souza
postado em 12/08/2021 18:43 / atualizado em 12/08/2021 18:50
 (crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

No despacho, Moraes também determinou que o delegado seja afastado da condução do inquérito que investiga acessos indevidos ao código fonte da urna eletrônica, e que teve documentos vazados pelo presidente. O ministro também afirmou que as empresas de redes sociais, como Facebook e Instagram removam das suas plataformas os conteúdos do inquérito.

Moraes entende que os vazamentos pode caracterizar o crime de "divulgação de segredo com potencial prejuízo para a Administração Pública. Bolsonaro foi incluído no inquérito das fake news após solicitação do plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

O magistrado entende que a publicação do conteúdo teve como objetivo reforçar informações falsas sobre fraudes nas eleições, discurso que o presidente intensificou nas últimas semanas, sem apresentar provas. "Diante desses fatos e levando em consideração que a divulgação de dados de inquérito sigiloso da Polícia Federal pelo Presidente da República, através de perfis verificados nas redes sociais, teria o objetivo de expandir a narrativa fraudulenta que se estabelece contra o processo eleitoral brasileiro, com objetivo de tumultuá-lo, dificultá-lo, frustrá-lo ou impedi-lo, atribuindo-lhe, sem quaisquer provas ou indícios, caráter duvidoso acerca de sua lisura, revela-se imprescindível a adoção de medidas que elucidem os fatos investigados, especialmente no que diz respeito à divulgação de inquérito sigiloso, que contribui para a
disseminação das notícias fraudulentas sobre as condutas dos ministro do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral e contra o sistema de votação no Brasil", escreve o magistrado na decisão.

De acordo com o teor da decisão, Felipe Barros e o delegado Victor Neves devem ser ouvidos sobre o caso. A publicação do chefe do Executivo e do parlamentar alegavam evidência de fraude no sistema da urna eletrônica. No entanto, de acordo com os fatos expostos, a Polícia Federal não entende que houve qualquer vulnerabilidade capaz de alterar o resultado da votação.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de inquérito contra o presidente Jair Bolsonaro após ele publicar nas redes sociais documentos sigilosos que integram uma investigação em andamento na Polícia Federal. O magistrado também arrolou como investigado o deputado Felipe Barros e o delegado que conduzia as diligências policiais, Victor Neves Feitosa Campos.