AL-BA aprova suspensão do deputado Alden por 30 dias - PORTAL FERRAZ E O POVO

Últimas notícias

AL-BA aprova suspensão do deputado Alden por 30 dias

 [AL-BA aprova suspensão do deputado Alden por 30 dias]

   Por: Divulgação  Por: Léo Sousa

O plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou em sessão extraordinária na tarde desta terça-feira (21), por 49 votos a 3, a suspensão por 30 dias do deputado estadual Capitão Alden (PSL) do exercício do mandato parlamentar.

O afastamento temporário foi indicado pelo Conselho de Ética e Decordo Parlamentar da Alba, que apreciou representação da bancada de oposição contra Alden após ele acusar os colegas oposicionistas, sem apresentar provas, de receberem, cada um, R$ 1,6 milhão da Prefeitura de Salvador.

A declaração foi feita pelo deputado do PSL durante uma transmissão na internet. Após a repercussão negativa do episódio, com ameaças até de cassação definitiva do mandato, o parlamentar se desculpou pelas redes sociais e durante uma sessão da Assembleia e enviou uma retratação diretamente para a prefeitura.

Votação

A apreciação ocorreu de forma mista, com os deputados participando de forma presencial ou virtual, e secreta. Em acordo entre os líderes das bancadas de governo e oposição, a pauta da sessão foi invertida e a resolução do Conselho de Ética sobre Alden passou à frente do Projeto de Lei 24.263/2021, de autoria do Poder Executivo.

"Esse assunto já está trazendo um desgaste desnecessário para esta Casa. Então espero que a gente resolva isso hoje", concordou o presidente da Alba, deputado Adolfo Menezes (PSD). A votação estava prevista para a sessão da última semana, mas foi adiada por falta de quórum.

Os líderes do governo, Rosemberg Pinto (PT), e da oposição, Sandro Régis (DEM), indicaram voto favorável à suspensão indicada pelo colegiado.