Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Entenda por que os preços do diesel e da gasolina não param de subir

 


Funcionários de posto atualizam preço de combustíveis em placa

Funcionários de posto atualizam preço de combustíveis em placa

RICARDO MORAES/REUTERS - 26.10.2021

A cotação do petróleo no mercado internacional e o câmbio não vão dar trégua à economia brasileira nos próximos meses e devem continuar a pressionar o preço dos combustíveis, segundo analistas. A tendência é que a oferta de petróleo e seus derivados, como a gasolina, continue descolada da demanda. Assim, com mais compradores do que vendedores e também com a moeda americana valorizada em relação ao real, a expectativa é de alta de preços nos postos.

No Brasil, onde os reajustes acontecem em linha com as oscilações externas, novos aumentos da gasolina e do óleo diesel são esperados. O último foi concedido nesta semana pela Petrobras e outros devem estar por vir. A gasolina ficou 7% mais cara e o diesel, 9,2%. No ano, os dois acumulam alta de 73% e 66%, respectivamente.

Segundo importadores, ainda há uma defasagem entre os valores cobrados pela estatal e os preços negociados nos principais centros de comercialização do mundo. A Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis) calcula uma diferença, na média dos portos nacionais, de 11% para a gasolina e de 13% para o óleo diesel.