Reino Unido aprova pílula contra a Covid-19 - PORTAL FERRAZ E O POVO

Últimas notícias

Reino Unido aprova pílula contra a Covid-19

 

Reino Unido aprova pílula contra a Covid-19
Foto: Paulo Victor Nadal/Bahia Notícias

Uma pílula antiviral contra a Covid-19 foi aprovada pelo governo do Reino Unido nesta quinta-feira (4). O medicamento molnupiravir, produzido pelas farmacêuticas MSD (Merck Sharp &Dohme) e Ridgeback Biotherapeutics, teve a primeira autorização mundial para ser utilizado contra a infecção pandêmica.

 

Um ensaio clínico identificou que o molnupiravir reduziu o risco de hospitalização ou morte por Covid-19 pela metade quando administrado em pessoas do grupo de risco e no início dos sintomas (leia mais aqui).

 

De acordo com a CNN, a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido autorizou o molnupiravir para o tratamento da Covid leve a moderada em adultos com diagnóstico positivo para o Sars-CoV-2 e que apresentam pelo menos um fator de risco para o desenvolvimento de doença grave.

 

A autorização levou em conta os resultados obtidos nos ensaios clínicos de fase 3. Nesta etapa, o molnupiravir 800 mg foi administrado duas vezes ao dia em pacientes adultos não hospitalizados e não vacinados com Covid-19 leve a moderada confirmada por exame laboratorial. Os pacientes também tiveram início dos sintomas dentro de cinco dias da randomização do estudo e pelo menos um fator de risco associado a resultados ruins da doença (por exemplo, doença cardíaca, diabetes).

 

No Brasil está em negociação a possibilidade de a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ser a produtora para o SUS do antiviral molnupiravir (leia mais aqui­). À CNN, a pneumologista e pesquisadora da Fiocruz, Margareth Dalcolmo, responsável pelo estudo no Brasil, diz que o medicamento será uma espécie de “ponto de virada” no combate à Covid-19. Mas lembra: o remédio não substitui a vacina.