Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Conquista: Bebê com malformação do cérebro aguarda transferência urgente para UTI

 

Conquista: Bebê com malformação do cérebro aguarda transferência urgente para UTI
Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Um bebê com malformação no cérebro precisa de uma transferência urgente para uma unidade especializada para continuar com o tratamento. Estevão Amaral está internado na emergência do Hospital Esaú Matos, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado.

 

Segundo o Achei Sudoeste, os pais de Estevão descobriram a malformação no cérebro do garoto, chamada de holoprosencefalia, ainda na gestação. O bebê precisa de um tratamento específico e urgente, que deveria ter começado logo após o nascimento, em 27 de janeiro. Para isso, ele precisa ser internado em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que tem no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC).

 

O nome de Estevão foi incluído na lista da Central de Regulação desde o dia do nascimento dele. No entanto, os pais do menino não receberam retorno sobre a transferência.

 

“Devido a condição dele, que a parte do cérebro dele não se formou toda, ele está precisando urgentemente de uma UTI, para fazer avaliação neurológica, e também vai precisar de uma cirurgia para colocar um dreno”, explicou o pai do bebê, Jandson Amaral ao G1.

 

A família de Estevão entrou com um processo na Defensoria Pública, mas ainda não obteve retorno. Os pais do garoto moram na cidade de Encruzilhada, e estão em Vitória da Conquista, na casa de familiares.

 

A Central de Regulação do Estado afirmou, em nota, que busca um leito que atenda o perfil do paciente, o que não ocorreu até o momento.