Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Aposentados e pensionistas estaduais poderão fazer prova de vida digital

 

Aposentados e pensionistas estaduais poderão fazer prova de vida digital
Foto: Reprodução / Portal do Servidor

A partir desta quarta-feira (2), os servidores públicos aposentados e pensionistas estaduais vinculados à previdência do estado da Bahia terão à sua disposição mais uma alternativa para viabilizar a realização da prova de vida sem precisar comparecer ao atendimento presencial. Trata-se da Prova de Vida Digital, serviço inteiramente remoto que permite o procedimento de qualquer celular com acesso à internet por meio do aplicativo Gov.br. 

 

Cerca de 10,9 mil beneficiários convocados pela Superintendência de Previdência (Suprev) já podem utilizar a plataforma ao longo do mês de março. Os beneficiários de janeiro e fevereiro ainda pendentes só podem se submeter à prova de vida por vídeoatendimento ou presencialmente. 

 

Para os 3945 convocados de fevereiro que ainda não atenderam ao seu chamado, a Suprev ampliou para 15 de março o prazo para se submeter a prova de vida sem risco de interrupção no recebimento dos proventos. Já os 1.958 retardatários de janeiro podem ter o benefício bloqueado a qualquer momento.  

 

O cronograma da prova de vida segue o mês de aniversário do aposentado ou do ex-servidor falecido que gerou a pensão previdenciária, e é este período que deve ser seguido para evitar bloqueios. "A prova de vida permite à Previdência ter mais controle sobre seus beneficiários, evitando pagamentos indevidos e tentativas de fraudes", explica a coordenadora de Relacionamento com o Beneficiário da Suprev, Sílvia Machado. 

 

Desde que a prova de vida foi retomada pela Previdência estadual da Bahia, em janeiro deste ano – após um período de interrupção gerado pela pandemia do coronavírus – os beneficiários estaduais passaram a contar com a opção de realizar o procedimento tanto presencialmente como à distância, por videoatendimento. Com a integração do serviço, a prova de vida poderá ser feita também de forma totalmente digital, sem a interação com atendentes, via sistema de reconhecimento facial.  

 

“O recadastramento digital simplifica a rotina do servidor aposentado ou do pensionista. É um público que precisa contar com a segurança e a comodidade em sua relação com o Estado, portanto, para nós, é fundamental entregar um serviço confiável para um atendimento adequado”, destaca o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade.