Rádio Web Ferraz

RÁDIO WEB FERRAZ

Últimas notícias

Por causa de problema com DIU, mulher sangra há 5 meses



 Moradora de Praia Grande, no litoral de São Paulo, Eliane Souza dos Santos, 24 anos, sofre com um drama terrível desde julho de 2021 quando colocou o dispositivo contraceptivo DIU. No entanto, ele não está no lugar adequado e, por isso, a mulher sofre com sangramentos diários desde outubro. Há cinco meses aguarda em uma fila para conseguir retirá-lo.

Em entrevista ao portal G1, Eliane relatou que foi aconselhada por uma médica a colocar o DIU após a sua gravidez. “Ela disse que não teria problema nenhum e que seria bom para mim.”

A jovem ainda relatou que começou a sentir fortes dores meses depois de ter colocado o dispositivo contraceptivo.

“Fiz um ultrassom e mostrou que ele estava fora do lugar. Outra médica do posto de saúde até tentou retirá-lo. Porém, só com o toque, ela não conseguiu achar o DIU e disse que provavelmente o fio estava dentro do útero.”

Então, ela levou o exame para a Unidade de Saúde da Família (Usafa) Guaramar e entrou em uma fila para realizar a retirada do DIU.

“Na ouvidoria falaram que eu tenho que esperar pela minha vez, porque são mais de 400 mulheres aguardando”, disse Eliane.

Por conta da demora, a jovem resolveu passar em uma consulta no intuito de conter o sangramento. “Só me passaram um remédio para parar o sangramento. Porém ele custa mais de R$ 60, é muito caro e não consegui comprar. Para mim esse preço fica pesado, porque o pai da minha filha não quis assumi-la. Somos só nós duas.”

“Sangro todos os dias desde outubro e preciso usar absorvente, que troco a cada vez que vou tomar banho. Às vezes sinto uma forte dor na barriga e o sangue escorre.” Eliane ressaltou que, por causa disso, já perdeu cerca de 5 kg.

A Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande (Sesap) disse em nota que marcou para Eliane uma nova consulta nesta segunda-feira (14) na Usafa, onde o seu caso será reavaliado. Caso seja comprovada a urgência, a equipe médica emitirá um pedido de prioridade para a retirada do DIU.