Rádio Web Ferraz

RÁDIO WEB FERRAZ

Últimas notícias

Sem Ciro Gomes, Lula seria eleito no 1º turno, aponta pesquisa Quaest

 

Sem Ciro Gomes, Lula seria eleito no 1º turno, aponta pesquisa Quaest
Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria a eleição em primeiro turno em uma disputa sem Ciro Gomes, segundo apontou a pesquisa feita pela Quaest e encomendada pela Genial Investimentos, divulgada nesta quarta-feira (11). O levantamento aventou dois cenários sem o pedetista, com Lula marcando 50% e 51% das intenções de voto.

 

No primeiro cenário estimulado sem Ciro Gomes, Lula (PT) tem 50%; Jair Bolsonaro (PL), 33%; João Doria (PSDB), 5%; branco, nulo ou eleitores que não vão votar, 9%; indecisos, 3%. Nesse cenário, também foram retirados os candidatos André Janones (Avante), Simone Tebet (MDB), Felipe D’Ávila (Novo) e Luciano Bivar (União Brasil).

 

Em um segundo cenário sem Ciro e também sem Doria, Lula tem 51%; Bolsonaro, 33%; Simone Tebet, 4%; branco, nulo ou eleitores que não vão votar, 9%; indecisos, 3%.

 

Já no cenário com o maior número de candidatos, o ex-presidente Lula aparece à frente, com 46% das intenções de voto e é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 29%. Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7%; João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) com 3%; e Simone Tebet (MDB) e Felipe d’Avila (Novo), com 1%. Luciano Bivar (União Brasil) não pontuou. Os que dizem que irão votar em branco, anular ou deixar de votar somam 6%. A proporção dos indecisos é de 3%.

 

A pesquisa fez 2 mil entrevistas pessoais com brasileiros a partir de 16 anos entre 5 a 8 de maio. O nível de confiança é de 95%. A margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01603/2022.